sábado, 31 de março de 2012

Dr. Newton Novato

Palmira Luiza Novato Faleiros

Dr. Newton Novato nasceu em Patrocínio Paulista em 28 de novembro de 1926 sendo seus pais, Augusto Novato, farmacêutico e Assunta Púglia Novato. Foi casado com Nilza Bernardes Novato, tendo com ela, seus filhos Newton Roberto Bernardes Novato (engenheiro eletricista pela FAAP) e Sergio Fernando Bernardes Novato (engenheiro aeronáutico pelo ITA). Dos casamentos dos filhos nasceram 5 netos (Fernando,médico, casado com Andrea; Newton Novato Neto, médico,casado com Mariana; Ana Carolina, casada com Cleberson Silva, Julio Augusto e Nilza Beatriz e a bisneta, Manuela).
Em Patrocínio Paulista, fez o antigo primário no Grupo Escolar de Patrocínio Paulista, atual “Irmãos Matos” onde obteve os conhecimentos necessários para seu ingresso no Ginásio do Estado de São Paulo e Instituto Estadual de Educação Torquato Caleiro em Franca onde frequentou o ginasial e colegial— cientifico — concluindo estes estudos com a primeira turma da escola.
Escolhendo a medicina como profissão, chegou com mérito a vida acadêmica na Universidade do Brasil — Faculdade de Medicina — na Praia Vermelha, Rio de Janeiro. Em 1951 concluiu sua graduação de médico, ocorrendo no mesmo ano seu registro no CREMESP — Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Como aluno da Faculdade de Medicina fez várias especializações, com o Dr. Pedro Moura em serviços da Santa Casa do Rio, na Pró-Matre do Rio de Janeiro foi acadêmico por concurso por três anos consecutivos e especilizou-se com destaque em cirurgia geral . Na Faculdade de Medicina - USP - Ribeirão Preto especializou-se em medicina do trabalho.
Em Franca, médico do IAPB exerceu a chefia do serviço. Como médico do SAMDU-Franca teve oportunidade em demonstrar sua virtude e formação humanitária se distinguido em atendimento aos carentes, procedimento adotado em sua longa carreira.
Na comunidade médica de Franca exerceu funções de real importância. Ensinou Higiene do Trabalho na Escola Industrial Dr. Julio Cardoso. Foi Diretor Clínico da Santa Casa, Conselheiro do Conselho Regional de Medicina, foi Diretor Clinico e Diretor Administrativo do Hospital Regional de Franca, Superintendente e Presidente da UNIMED, Coordenador do INAMPS -— SUS - foi perito médico judicial – medicina forense — ocupando também a função de assistente técnico em ações judiciais.
Tornou-se rapidamente, pelo conhecimento e simpatia profissional, referencia do exercício da Ginecologia e Obstetrícia local. Formando-se também advogado pela Faculdade Municipal de Direito de Franca e unindo as especialidades passou a atuar como perito do Poder Judiciário. Nunca parou. Segundo Sérgio, seu filho, que auxiliou no levantamento de dados biográficos do pai, Newton mantinha-se em pleno trabalho até janeiro de 2008, pouco mais de dois anos antes de seu falecimento, quando formulou um laudo para a justiça de Orlândia.
Paralelamente a vida profissional foi notável empreendedor e defensor classista. Integrou os primórdios do grupo de médicos que deu origem a Unimed Nacional e tornou-se um dos vice-presidentes da entidade que se tornaria cooperativa nacional. Em Franca, participou da construção da sede da organização no bairro São José e atuou como presidente e superintendente. Também compôs o grupo que criou e construiu o Hospital Regional de Franca. Em sua gestão como diretor do Centro Médico foi construido o prédio-sede desta entidade, na rua General Carneiro. Foi árduo defensor de movimentos de defesa da classe. Em casa, segundo o filho Sérgio, foi "pai presente, motivador do estudo dos filhos, exemplo de trabalho e de caráter". Como cidadão, apoiou o Clube de Campo e o Clube dos Bagres. "Até no futebol da Francana, quando isso era necessário, atuou. Lembro-me de ter feito algumas viagens com ele por estradas de terra, quando acompanhava o time em partidas memoráveis”.
Em 6 de setembro de 1991 através de projeto do vereador Roberto de Oliveira Motta, recebeu a honraria de ser reconhecido cidadão francano pelo legislativo, fato justificado nos vultosos serviços prestados a comunidade.
Recebeu ainda em Franca homenagens, do Hospital Regional e Unimed, entidades que ajudou a fundar, do JUS —Jornal de União e Serviços da 13“ Subsecção da OAB, onde exercia funções de perito médico judicial - medicina forense — ocupando também a função de assistente técnico em ações judiciais. E agora, a pedido de Dr. Cristovão Barcellos, seu grande amigo e colega dos bancos escolares, prestamos através deste uma singela homenagem desta terra que o viu nascer e que acolheu seus restos mortais.
Esteve sempre presente em sua terra natal, através da ligação com seus parentes e amigos entre eles nosso estimado Dr. Cristovão Barcellos.
Faleceu em 5 de novembro de 2010, sendo velado no São Vicente de Paulo onde recebeu a homenagem de seus companheiros de profissão, amigos e familiares, foi sepultado no mesmo dia em jazigo da família no Cemitério Municipal de Patrocínio Paulista, cidade onde nasceu.
Recebeu homenagem “póstuma” da Unimed Franca como um de seus fundadores, durante as festividades de 40 anos desta entidade na cidade.
Obs.: Dr. Newton era neto paterno do Capitão João Novato c.c. Luiza Dias Pereira filha de João Batista Dias um dos fundadores de Patrocínio do Sapucaí, c.c. Furtunata Vieira Dias Pereira, neto materno de José Púglia e Luisa, Italianos que para cá vieram nos primórdios da colonização de nossa cidade.
Fontes consultadas:
Garcia Neto, Filhos deste Solo: Medicina e Sacerdócio. Páginas : 211 à 216
Jornal COMÉRCIO DA FRANCA – 7-11-2010
Jornal JUS da OAB - Franca
Entrevista com seus filhos.

Nenhum comentário: