quarta-feira, 2 de maio de 2012

Capitão José Eduardo de Figueiredo


                        Traços Biográficos
                                                                           Palmira Luiza Novato Faleiros                

O Capitão José Eduardo de Figueiredo era filho do Alferes Antônio Alves de Figueiredo casado a 16-9-1811 em Boa Esperança com Cândida Nicésia Branquinho, era neto paterno de José Alvares de Figueiredo, português, natural de São Martinho das Moitas, no bispado de Viseu, Portugal, falecido a 18-1-1822 em Boa Esperança e de Maria Vilela do Espírito Santo (*4-11-1753) batizada na capela do Rio Grande, da Paróquia de Carrancas, MG a 14-11-1753 e falecida em Boa Esperança, MG, com testamento redigido em Aiuruoca a 17-7-1837 (Livro de Óbitos de Boa Esperança, pag. 172). Seus avós maternos eram o Capitão José Joaquim Gomes Branquinho casado com Maria Vitória dos Reis.
O Capitão José Eduardo de Figueiredo casou-se com sua prima Mariana Delminda de Figueiredo em Boa Esperança, MG a 31-8-1831, filha do Capitão José Alves de Figueiredo (filho), casado na Capela de São Bento do Campo Belo (hoje São Bento Abade) a 17-6-1806, com Maria das Dores Branquinho, natural de Varginha (*1789) e falecida em Boa Esperança em 1868.
José Eduardo de Figueiredo era pessoa atuante na vida política da Região de Franca e esteve como Presidente da Câmara de Vereadores entre 07-08-1849 a 12-1856.

Em 3 ou 5 de outubro de 1849 assinou e rubricou o Termo de Abertura do Livro de Atas da Câmara Municipal da Villa Franca do Imperador.
José Eduardo e Mariana Delminda tiveram os seguintes filhos:
1 - José Eduardo de Figueiredo (Filho) casado em 1853 em Boa Esperança com Ana Flausina (ou Euflausina) de Figueiredo ( filha de João Vilela de Figueiredo casado com sua sobrinha Maria Cândida de Figueiredo, esta irmã de Mariana Delminda de Figueiredo).

2 – Ana Cândida de Figueiredo, falecida solteira.

3 – Joaquim Firmino de Figueiredo casado com Maria Cristina de Rezende.
4 – Cândida Maria de Figueiredo casada com Joaquim Goulart de Andrade.
5 – Mariana Balbina de Figueiredo casou-se com Urias Aquino do Nascimento Faleiros (1ª Núpcias).    Em 2ª N. c.c. João José Ferreira.
6 – Purcina Christiana de Figueiredo casou-se com Antônio Alves de Rezende.
7 – Antônio Augusto de Figueiredo casado com Maria Querubina Nogueira Faleiros (1º casamento desta).
8 – Maria Ubaldina de Figueiredo casada com Antônio Bernardes Pinto.
9 – Cel. Estevão Marcolino de Figueiredo casado em 1ªs núpcias com Eulina Maria de Figueiredo filha de Cândida Nicésia de Figueiredo c.c. Francisco Glaucester, e em 2ªs núpcias c. c. sua sobrinha Hermelinda Geracinda de Figueiredo filha de Joaquim Firmino de Figueiredo c.c. Maria Cristina de Rezende (3ª N. desta).
O Capitão José Eduardo de Figueiredo prestou relevantes serviços na esfera política em Franca e região, ficando seu nome eternizado nos locais onde viveu e atuou. Acometido de grave doença veio a falecer em 1874.

Nenhum comentário: