segunda-feira, 6 de julho de 2009

ORIGENS DE PATROCÍNIO PAULISTA - SP

O garimpo nos Rios Santa Bárbara e Sapucaí-Mirim e a origem de
Patrocínio Paulista – SP

1 – A descoberta de riquezas minerais em Minas Gerais e seu apogeu

As descobertas de diamante, logo após aos primeiros achados auríferos, deu ao Brasil o primeiro lugar entre os produtores modernos desta pedra, cabendo-lhe o monopólio da produção no século XVIII. Os primeiros achados diamantíferos datam de 1729 e ocorreram em terrenos auríferos.
O sistema adotado para extração do diamante foi, a princípio, o mesmo adotado na do ouro. Verificou-se, porém, ser muito difícil calcular e separar o quinto de pedras tão diferentes em tamanho e qualidade, adotando-se um sistema mais conveniente à arrecadação tributária.
Demarcado e isolado o chamado Distrito Diamantino, sua exploração foi dada a pessoas privilegiadas que teriam que pagar uma quantia fixa pelo direito de exploração.
Em 1771, a exploração passou a ser feita diretamente pela Real Fazenda. Foi organizada uma Junta da Administração Geral dos Diamantes dirigida por um intendente e diretamente subordinada ao Governo de Lisboa.
As descobertas diamantíferas provocaram um novo “ruzh” minerador, assim como novas medidas administrativas por parte da coroa. Por mais de meio século, a mineração monopolizou as atenções do país em detrimento das demais atividades.
A corrida do ciclo minerador teve como consequências principais o povoamento de um território imenso antes desabitado e a transferência do centro econômico da colônia, antes formado pelos centros açucareiros do Nordeste.
O rendimento das jazidas brasileiras foi abundante, mas de pequena duração, devido ao esgotamento das mesmas. O apogeu da extração brasileira, segundo Caio Prado Júnior, em Formação do Brasil Contemporâneo, ocorreu em meados do século XVIII, ao qual se segue rápido declínio.

Nenhum comentário: